terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hidratação x Nutrição x Reconstrução

Bom pra começar vou tentar explicar um pouquinho a diferença entre a hidratação, nutrição e reconstrução. Eu não imaginava que seriam tratamentos bem diferentes, na verdade nem sabia pra que servia cada um. Agora o melhor de tudo é que qualquer um deles pode ser feito em casa mesmo.

A Hidratação é  necessária para todos os tipos de cabelo e deve ser feita de preferência semanalmente. Ela serve para repor a água necessária para a saúde dos fios, essa água é que dá a elasticidade. Deixa os cabelos com aquela sensação de maciez. 

A Nutrição é indicada principalmente para os fios mais ressecados. Pois como o principal ingrediente dos produtos são os óleos, pode deixar os cabelos oleosos com aquele aspecto pesado. É responsável pelo brilho e caimento dos fios e ainda ajuda a controlar o excesso de frizz. Também pode ser feita semanalmente até conseguir o efeito desejado e depois se pode intercalar com a hidratação. 

A Reconstrução deve ser feita por quem  tem qualquer tipo de química (coloração, progressiva, alisamento, etc.) nos fios. Ela fortalece a parte enfraquecida e sela as cutículas dos fios, deixando-os com aspecto mais liso. Deve ser feita de preferência quinzenalmente até deixar os fios mais brilhosos e sedosos, porém não devemos abusar da reconstrução pois com o excesso de queratina o fio ficará “duro” facilitando assim sua quebra.  

Vou colocar alguns exemplos de máscaras para usar em casa.

Hidratação: Geralmente são aquelas máscaras mais "baratinhas" pois agem superficialmente nos fios. As melhores são com extrato de plantas como: Aloe Vera, Chocolate, Abacate, Mel, Mandioca, etc.
Nutrição: Sua composição é feita de óleos, manteigas e ceras vegetais. São eles: Amêndoas, Argan, Manteiga, etc.

Reconstrução: As máscaras para  reconstrução são compostas por queratina, aminoácidos e proteínas. A cauterização é um tipo de reconstrução.
  • Lembrando que os 3 são importantes para todos os tipos de cabelo, só devemos identificar qual o melhor para aquele momento. Se possível devemos fazer a hidratação semanalmente e antes da reconstrução.
Bjokas!!!!!




3 comentários:

  1. Bom saber, Rê. Tava fazendo a reconstrução, o que é recomendado para o meu fio, por ter coloração, mas eu achava que ao fazer o processo a hidratação não era necessária.
    Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  2. Dani a hidratação é super importante, pois o excesso de queratina pode deixar o fio grosso e pesado, levando até mesmo a quebra.... Fazendo a hidratação isso não acontecerá!!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Sou mesmo uma desleixada com esses meus cabelos... que vergonha! hahaha =p
    Adorei as dicas, Rê!

    ResponderExcluir